top of page

Resenha de Santos: A História da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

  • irineufdaniel
  • 19 de jul.
  • 4 min de leitura

Livros da coleção Santos

Os livros da coleção Santos são livros focados na história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Algo importante de se explicar desde o início é que a palavra "Santos" não significa pessoas que sejam santas no sentido mais místico (e às vezes até divino) da palavra. Santos, como usado nas escrituras, é como o Senhor se refere aos membros de sua Igreja (ver: Salmos 50:5; Atos 9:13; Romanos 1:7; Efésios 2:19-21; 1Néfi 14:12; D&C 61:17). Portanto, esses livros focam na história da Igreja e nos membros da Igreja que enfrentaram diversas dificuldades e provações, mas que conseguiram vencer suas tribulações graças à sua fé no Senhor Jesus Cristo. Existem quatro volumes dessa coleção: "Santos: O Estandarte da Verdade (volume 1: 1815-1846)", "Santos: Nenhuma Mão Ímpia (volume 2: 1846–1893)", "Santos: Com Coragem, Nobreza e Independência (volume 3: 1893–1955)" e "Santos: Ecoado em Cada Ouvido (volume 4: 1955-2020)".

Todos os livros são retirados inteiramente de registros históricos. Foram usadas diversas fontes históricas de muitas pessoas diferentes, não apenas escritos de membros da igreja, mas também escritos de pessoas que eram abertamente contra a igreja, notícias em jornais e muitas outras fontes. Embora o livro seja escrito em um formato mais acessível, como uma narrativa fluida, todos os fatos narrados podem ser checados nas referências bibliográficas que estão presentes em cada volume.

O primeiro volume de Santos foca em como o Senhor restaurou Sua Igreja através do profeta Joseph Smith. Falando de uma forma mais pessoal, esse é o meu preferido dos quatro. O livro mostra essa história fantástica e também relata os acontecimentos de uma forma muito real. Todas as forças e fraquezas de membros da Igreja são relatadas. Até porque, mesmo que pessoas sejam chamadas por Deus, todos somos humanos e imperfeitos, o único humano perfeito que viveu na Terra foi o próprio Salvador Jesus Cristo. Nas escrituras vemos diversos exemplos de profetas chamados pelo Senhor que cometeram erros compreensíveis, pessoas como Jonas, Zacarias, Pedro, Paulo, Leí e o irmão de Jarede. A grande e importante diferença é que essas pessoas foram escolhidas por sua grande fé, humildade e retidão, então mesmo cometendo eventuais erros, essas pessoas se arrependeram e se voltaram para o Senhor, sendo assim capazes de alcançar o perdão e superar suas dificuldades ou eventuais "espinhos na carne", citando o Apóstolo Paulo, através de sua grande fé e obras de retidão.

Além de mostrar as vidas e lutas diárias de diversos membros da Igreja, o livro também relata e esclarece temas sensíveis e acontecimentos muitas vezes pouco conhecidos. Porém, algo muito interessante (e triste) de ler é a grande perseguição que os membros da Igreja sofreram e a terrível intolerância religiosa que tirou muitas vidas dessas pessoas que queriam apenas viver o que acreditavam.

O segundo volume relata mais acontecimentos importantes, como quando os membros da Igreja tiveram que fugir dos Estados Unidos para o Oeste (que na época ainda não era um território formalmente pertencente aos Estados Unidos). Então vemos a jornada dos pioneiros sob liderança do profeta Brigham Young. Também acompanhamos a construção do templo de Salt Lake, que demorou 40 anos para ser construído e é um grande símbolo da Igreja. A história da construção desse templo é muito interessante e inspiradora e já existe até mesmo um filme sobre ela chamado "O Monte do Senhor". Acho interessante comentar também que lemos muito sobre o profeta Wilford Woodroof nesses livros. Ele foi o 4º presidente da Igreja e foi quem dedicou o templo de Salt Lake

O terceiro volume se destaca em muitos pontos, mas talvez um dos mais interessantes é ver acontecimentos históricos mundiais sob uma nova perspectiva. Durante esse livro vemos relatos históricos sobre a Primeira Guerra Mundial e muitos dos acontecimentos que levaram para a Segunda Guerra Mundial. Nesse período também vemos como era a vida de membros da Igreja na Alemanha antes, durante e depois da Segunda Guerra, retratando inclusive algumas das terríveis atrocidades cometidas pelo Nazismo. Após a Segunda Guerra, também acompanhamos como era a vida na Alemanha Oriental, dominada pelo comunismo e as muitas perseguições que aconteciam lá e no Leste Europeu.

O Quarto e último volume é o que acompanha a história mais recente e dá até mesmo um grande destaque para o Brasil (embora algumas histórias brasileiras também sejam mostradas no terceiro livro). Talvez esse livro exemplifique da melhor forma uma das grandes qualidades dessa coleção, que é mostrar o exemplo inspirador de pessoas que viveram de uma forma muito semelhante a nós. É um pouco mais fácil para nós nos identificarmos com exemplos que estão mais próximos de nossas vidas (e talvez com contextos históricos que conhecemos um pouco melhor).

Portanto, esses livros são de grande qualidade, não apenas literária, mas histórica também. Eles são uma leitura fácil, fluida e que abrangem diversos temas relevantes, sempre inspiradores e tendo a fé em Deus e Jesus Cristo como o centro de sua mensagem.

Para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, eu diria que é uma leitura essencial e para as outras pessoas também acredito que será uma leitura interessante e proveitosa.

Você já tinha lido essa coleção antes?

Deixe sua opinião sobre os livros nos comentários.

 
 
 

Comentarios


Magia e Livros

Daniel F. Irineu.

©2023 por Magia e Ficção. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page