top of page

Resenha de Amanhecer na Colheita

  • irineufdaniel
  • 8 de jul. de 2025
  • 6 min de leitura

Amanhecer na Colheita

Hoje vou escrever um pouco sobre minha última leitura. O livro Amanhecer na Colheita escrito por Suzanne Collins e publicado em 2025. O livro conta a história de Haymitch Abernathy e se passa muitos anos antes do primeiro livro da saga, Jogos Vorazes.

A história de Haymitch Abernathy já é parcialmente conhecida pelos fãs, ele é um personagem importante da trilogia principal, o mentor de Katniss e Peeta. Mas, mesmo contando uma história vagamente conhecida pelos fãs, o livro consegue nos surpreender de formas bem interessantes. Além disso, os jogos do Haymitch foram um massacre quaternário, algo que acontece a cada 25 anos (outro acontece no livro “Em Chamas”).

Então os jogos são diferentes dos que acontecem anualmente.

A história da saga é que, em um futuro distópico, existe um país chamado Panem que vive uma ditadura terrível. O President Snow governa com um punho de ferro e a Capital vive em luxo enquanto os outros 12 distritos são governados, oprimidos e vivem em grande pobreza. Até mesmo entre os distritos, o 12º é especialmente pobre e sua principal atividade é a mineração. Haymitch, é do distrito 12 e vive uma vida humilde, mas feliz com uma mãe que ama, um irmão mais novo muito gentil e uma namorada chamada Lenore Dove.

Haymitch faz aniversário no dia da Colheita dos Jogos Vorazes, o dia em que um rapaz e uma moça (dos 12 aos 18 anos) são sorteados e enviados para a capital, onde lutarão até a morte, enquanto todas as pessoas assistem de suas casas. Isso é uma punição para os distritos (por terem perdido a guerra) e um forma de entretenimento (muito doentia) para os habitantes da Capital. Porém, o ano do Haymitch será um massacre quaternário, então serão dois rapazes e duas moças enviados para os jogos vorazes.

O livro, apesar de ter uma premissa tão terrível (de crianças lutarem até a morte em uma espécie de programa de TV) fala sobre liberdade, sobre rebelião e sobre as muitas formas que podem ser usadas para nos manipular. A Capital usa os jogos, a mídia e vários outros métodos para manipular a percepção do público. Dessa forma, os distritos se mantém submissos enquanto as pessoas da capital se mantém alienadas, sem nem perceber.

Eu gostei do personagem principal. Haymitch é alguém bondoso e suas atitudes são sempre tentando lutar de alguma forma por justiça, porém ele não é muito inteligente e às vezes parece não entender o mundo que vive e as consequências injustas e inevitáveis que seguirão suas ações. Se certa forma, ele é muito parecido com Katniss (a protagonista da trilogia), mas é menos inteligente e Katniss também tem mais sorte. Isso é algo que eu pensei enquanto lia, e descobri no final do livro que a autora pensa da mesma forma.


Essa é a sinopse para quem ainda não leu o livro ou não conhece a saga. A partir de agora falarei de cosias mais específicas e haverá spoilers:


Assim que começa, o livro imediatamente nos apresenta personagens conhecidos, ou seja, personagens que vão aparecer mais tarde na história. Os futuros pais da Katniss já aparecem no início, por exemplo. E, apesar de eu ter notado quem eles eram imediatamente, essa foi uma jogada inteligente porque ninguém sabe o nome da mãe da Katniss (nunca é dito na trilogia original) e o pai dela morre antes do início do primeiro livro, então achei legal ver os dois personagens.

Aqui estão mais algumas aparições e o motivo de eu achar que elas são coerentes com a história (não são forçadas, quero dizer):


Mags: Eu gostei dela ter sido mentora do Hamich, acho que faz sentido. No livro Em Chamas Haymitch fala bem de Mags e o elogio que ele faz realmente me parece ser coerente com um sentimento de gratidão que ele sentia por ela.


Beetee: Mostrar Beetee como alguém necessário para a capital, porém já rebelde é interessante e eu entendo porque ele tinha motivos para confiar em Hamich com seu plano. Hamich tinha desafiado a capital em público no desfile, então Beetee tinha motivos para acreditar que ele era rebelde e que tinha coragem de ir contra a Capital. Considerando que Beetee estava desesperado por causa de seu filho, acho que fez sentido ele abordar Haymitch e propor o seu plano.


Wiress: Ela eu achei bem irrelevante, mas não em um mal sentido. Ela era inteligente, já sabíamos disso antes desse livro, e gostei de saber como foram os jogos dela, mas Wiress não tem nenhuma interação com Haymitch na trilogia original, então não sei se faz tanta diferença ela ter destaque ou não.


Plutarch: Sinceramente, eu gostei de ver Plutarch nesse livro e gosto de como o personagem é bom e está em uma boa causa, e ele é inteligente (algo que falta em Haymitch). Acho que ver como Plutarch interagia com a capital nos ajuda a entender melhor como ele age e porquê ele trabalharia em conjunto com Haymitch no futuro.


Effie: Ver Effie foi uma ótima surpresa e eu gosto muito da personagem. Até achei interessante que mostra como ela ficou encarregada do distrito 12.


Os pais de Katniss: Acho que foi interessante mostrar os dois e a atitude de Haymitch de afastá-los por completo foi muito coerente. Snow matava todos os que se aproximavam de Haymitch, então acho natural ele ter afastado todos de si. Uma prova de como ele realmente se afastou é que Katniss mal o conhecia no início da saga. Então achei esse detalhe bom e interessante, adicionando uma profundidade maior entre o relacionamento dele com Katniss.


Outra coisa que vejo muitos se perguntando é "Por que Snow não matou Haymitch nos jogos como disse que faria?" Eu próprio me fiz essa pergunta, ainda mais considerando que seria tão fácil para Snow acabar com Haymitch. E, embora o livro não nos dê uma resposta, eu acho que existe um motivo coerente com a personalidade do Presidente Snow (embora seja apenas uma suposição minha).

Snow fala para Haymitch que vai matá-lo e que, depois disso, sua família ficaria bem (porque não haveria motivo para punir alguém já morto), porém uma coisa está condicionada a outra, algo que Haymitch falha em perceber. Haymitch decide morrer fazendo tanto estrago quanto possível contra a Capital. E, na minha opinião, no momento em que Haymitch explode o tanque de água, ele sela seu destino. Snow não queria mais matar Haymitch, ele queria se vingar e fazer Haymitch sofrer. Sabemos que Snow gosta de matar os amados de seus alvos, como ele fez com Johanna, então me parece bem claro que Snow começa a matar qualquer pessoa que se aproximasse de Haymitch e qualquer um que ele amasse. Ele mata Lou Lou (embora isso seja antes de Haymitch destruir o reservatório de água, acho que era algo que Snow planejava esse fim para ela desde o início) e depois Ampert , assim que eles atacam o tanque e Maysilee. Todos morrem nos braços de Haymitch e todos quando saíam de perto dele.

Depois Snow também mata a família e a namorada de Haymitch, mas não antes de ele poder ver essas mortes em primeira mão. Assim, me parece óbvio que Snow quis punir Haymitch de uma forma mais pessoal, e bem mais cruel. E essa decisão claramente foi tomada enquanto ele estava na arena. Até porque, Snow fez questão de deixar Haymitch vivo em vários momentos. Também acho que Silka frustrou os planos que Snow tinha envolvendo Haymitch e o leite (com certeza) envenenado.

Agora um problema que encontrei enquanto lia. Sempre achei que os Jogos Vorazes aconteciam ao vivo. Embora tudo fosse claramente manipulado pelos idealizadores, eu achava que tudo estava acontecendo ao vivo e apenas quem estava sendo mostrado no momento era a única coisa sendo controlada. Mas o final do livro me deixou um pouco confuso. Como eles conseguiram misturar para a população a morte da Maysillee com a "batalha final" de Hamich? Houve quase 24 horas entre uma coisa e outra. Editar isso após os jogos é uma coisa, mas ninguém ter visto nada sugere que os jogos não são ao vivo e, se isso é verdade, porque Katniss e Petaa comerem amoras foi um problema tão grande? Os idealizadores poderiam ter interrompido os dois ou trocado um deles (ou os dois) por um dublê, como fizeram com Lou Lou. Só foi um problema real porque era ao vivo, a população viu a capital fraquejar.

Claro que no caso de Petaa e Katniss, Snow fala que tudo foi um erro do Seneca e que ele próprio (Snow), teria matado os dois ali mesmo.

Voltando aos jogos do Haymitch, acho que poderia haver um delay (como o livro fala que há entre a colheita e a transmissão), mas um delay tão grande quanto o que seria necessário cria furos de roteiro na trilogia. Na minha opinião.

Por fim, Maysilee foi minha personagem preferida, gostei dela desde o início, mesmo com o Haymitch não gostando. Enquanto eu lia o livro, imaginei que a melhor forma de terminar o livro seria pulando para o futuro, achei que essa seria a forma perfeita de finalizar aquela história que eu estava lendo então, quando li o epílogo e vi que a autora fez exatamente isso, fiquei bem feliz e satisfeito.

E você, o que achou do livro?

Me deixe sua opinião nos comentários.

 
 
 

Magia e Livros

Daniel F. Irineu.

©2023 por Magia e Ficção. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page