Resenha de Um Conto de Natal
- irineufdaniel
- 22 de abr.
- 3 min de leitura

Hoje irei falar um pouco sobre uma das histórias de Natal mais conhecidas da literatura, com exceção da Bíblia, é claro. Então farei uma resenha de Um Conto de Natal ou "Um Cântico de Natal" (depende da tradução) um livro do escritor Charles Dickens que foi publicado em 1843, mas não é por ser um livro antigo que ele é menos relevante hoje em dia.
Nessa resenha haverá spoilers, mas ler o livro é algo que vale a pena mesmo que você já saiba como a história termina, porque o autor escreve com um grande senso de humor e com uma grande beleza.
O livro começa contando a história de Ebenezer Scrooge. Ele é um homem egoísta, amargo e que se importa apenas com o dinheiro. Ele é sozinho no mundo e prefere continuar assim. Scrooge até tem um sobrinho que o convida para passar o Natal com ele, mas Scrooge prefere evitar o sobrinho com todas as forças. Scrooge também é cruel com o homem que trabalha para ele e se recusa a fazer qualquer caridade para qualquer pessoa ou instituição.
Uma noite, na véspera de Natal, Scrooge é visitado pelo espírito de seu sócio falecido, Jacob Marley. Jacob era um homem muito parecido com Scrooge, sendo alguém avarento e, quando morreu, a única pessoa que ficou triste por ele foi Scrooge.
Marley avisa Scrooge que essa vida egoísta e cruel que eles levam trará uma tristeza eterna para suas almas e Scrooge consegue ver os espíritos sofrendo, acorrentados pelos seus remorsos e condenados a vagar pela terra por toda a eternidade. Marley avisa Scrooge que conseguiu para ele uma oportunidade de mudar e evitar esse destino terrível que o próprio Marley está enfrentando. Scrooge seria visitado por três espíritos e cada um deles teria uma mensagem para Scrooge.
Depois disso Marley desaparece, assim como todos os outros espíritos que Scrooge tinha visto. Mas, na hora que Marley tinha indicado, os visitantes aparecem para Scrooge. O primeiro espírito é o fantasma no Natal Passado. Depois ele é visitado pelo fantasma do Natal Presente e, por fim, pelo fantasma do Natal Futuro.
Cada fantasma mostra para Scrooge pedaços de sua própria vida e assim podemos ver como o homem se tornou essa pessoa amargurada, triste e egoísta. Mas os fantasmas também mostram muitas outras pessoas ao redor do mundo e pessoas que o próprio Scrooge conhece. Essas visões fazer Scrooge perceber como ele é desprezado e sentir pena de pessoas que verdadeiramente estão sofrendo e são menos afortunadas. Aos poucos, com essas visões, Scrooge se arrepende da vida que estava levando.
Cada espírito é bem diferente e os três são cheios de simbolismos. Particularmente, eu gostei muito da criatividade do autor ao retratar os diferentes fantasmas e tudo o que eles significam para o Natal e para a história.
Talvez a melhor parte do livro seja a mensagem final quando Scrooge decide ser uma pessoa melhor e realmente muda. No fim das contas, não importa muito tudo o que ele tinha feito até aquele ponto e as oportunidades que ele tinha perdido, o que importa é que ele decide mudar e, ao mudar, ele afeta a vida de muitas pessoas e melhora a vida de todas elas (até salvando a vida de um certo personagem). Scrooge se torna o oposto do que um dia ele foi e fica conhecido por isso. Essa mensagem de que nunca é tarde demais para mudar e ser alguém melhor é central no livro (assim como o fato de que qualquer pessoa pode mudar).
Um Conto de Natal é um clássico e há um bom motivo para isso. O escritor é espirituoso, a história é muito bem escrita e o enredo é cheio de mensagens bonitas que nos inspiram a sermos pessoas melhores.
Se você está procurando um livro para ler no natal, essa é uma das melhores opções.
Comments