top of page
irineufdaniel

Resenha de "A Origem dos Guardiões"

Livros da saga de William Joyce

Talvez você já tenha visto o filme de 2012 "A Origem dos Guardiões", onde O Papai Noel, O Coelho da Páscoa, a Fada dos Dentes, Sandman e Jack Frost se unem para derrotar Pitch (O Bicho papão). É um filme divertido, fantasioso e muito bom para se assistir no Natal.

Se você já assistiu o filme, talvez fique surpreso em descobrir que o filme é baseado em uma saga de livros escrita por William Joyce e hoje eu farei uma resenha da saga "A Origem dos guardiões". Para começar, os livros são cheios de aventura e fantasia, assim como o filme, e possuem ilustrações muito bonitas. Nos livros, Pitch, o rei dos pesadelos se ergue mais uma vez para tentar destruir a Terra e os guardiões se unem para derrotar esse grande inimigo.

No primeiro livro vemos que o mago Ombric, uma garota chamada Katherine, e Nicolau São Norte são os protagonistas e se encarregam da luta contra Pitch. Norte, no caso, ainda não é o Papai Noel e vemos suas origens humildes como um fora da lei que é muito bom com espadas. No decorrer da saga vemos ele se transformar aos poucos no Papai Noel como conhecemos.

Cada livro segue a mesma história de batalha contra o Rei dos Pesadelos e em cada um surge um novo guardião com sua história de origem.É surpreendente como o filme é diferente da saga. Inclusive, se o filme é baseado apenas em um livro, seria no quinto e último, mas acho possível que o filme pegue inspirações de todos os livros.

Algo que me deixou curioso desde o início foi a existência de um personagem e guardião chamado "Noiteluz", um menino feito de luz que voa e tem uma adaga feita de lágrimas. Mas esse menino, em uma grande reviravolta, se transforma em Jack Frost entre o quarto e quinto livro. Então a origem dele é bem diferente da origem no filme (no filme Jack era um garoto normal que se sacrifica para salvar a própria irmã).

Agora falando sobre os livros:

Sinceramente, o primeiro livro foi, na minha opinião, o mais fraco e com o final menos impressionante. Porém, o segundo livro já é muito melhor, com uma história mais cheia de mistérios e emoção. Depois disso os livros sempre melhoram um pouco. Cada livro se passa imediatamente após o anterior ou alguns meses depois, mas isso muda drasticamente no quinto livro. No final do quarto livro, tudo termina em um grande suspense, quando vemos que tudo o que aconteceu foi um plano do Pitch e ele iria destruir os guardiões, mas no início do quinto livro muitos séculos se passaram e Pitch já está em uma prisão subterrânea.

Depois disso o livro mostra como todos os guardiões já estão trabalhando em harmonia e são famosos no mundo inteiro como os seres que todos conhecem. O último livro (que foi o que eu mais gostei) fala sobre assuntos do passado e como cada personagem cresceu e se desenvolveu, até contar em detalhes o que aconteceu depois do final do quarto livro e a batalha final contra Pitch.

O livro também fala como Noiteluz se transformou em Jack Frost e termina com uma grande e última batalha contra as forças das trevas comandadas pelo Rei dos Pesadelos.

Portanto, a saga de livros é bem divertida e fantasiosa, com personagens como a Mãe Natureza (que se chama Emily Jane), lobisomens, macacos falantes, magos e muitos outros. Além disso, se você já viu o filme, você pode achar interessante descobrir as origens do Pitch, do Homem na Lua e de cada um dos guardiões.





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page