top of page
  • irineufdaniel

Resenha Sobre Harry Potter

Harry Potter deve ser uma das sagas literárias mais famosas do mundo. Sendo um grande fã de Harry Potter, decidi escrever essa resenha. Algo que ajudou a deixar os livros tão populares foram os filmes, sem dúvida, e por causa disso, esta resenha terá alguns pequenos spoilers, já que a maioria de vocês conhece a história.

E, por mais que os filmes tenham sido boas adaptações (no geral), meu foco será nos livros.

Harry Potter é a história fascinante, criativa e cheia de fantasia sobre Harry, um órfão que mora com seus tios maldosos e descobre, no seu aniversário de 11 anos que ele é um bruxo e que seus pais foram assassinados por Voldemort (Aquele-que-não-deve-ser-nomeado).

Os livros são leituras leves e divertidas, na maior parte do tempo. O mundo mágico é incrível e cheio de criaturas mágicas como hipogrifos, testrálios, dragões, fantasmas, duendes e muitos, muitos outros. Tornando uma história que pode ser apreciada por crianças e adultos. Os personagens também são cativantes e envolventes.

Também é no caráter "personagens" que os filmes pecam um pouco. Eles retratam Harry como alguém corajoso (que ele realmente é), mas não mostram que ele também é muito inteligente. Eles colocam Hermione como a inteligente (que ela também é), mas não mostram nenhuma das falhas humanas e compreensíveis que a personagem tem nos livros. Rony é, provavelmente o mais lesado com essa falha. Nos livros ele é engraçado e um amigo extremamente leal. Nos filmes ele é o menos interessante ou importante para a história.

Outros personagens também são fascinantes, como a ninfadora Tonks, Lupin, Olho-Tonto Moody, Sirius, a lendária professora McGonagall e o professor Dumbledore (que também deixa muito a desejar nos filmes, exceto nos dois primeiros). Todos os personagens secundários são cheios de vida e histórias próprias interessantes que tornam a saga intrigante.

Talvez algo que eu não goste muito nos filmes é como eles pintam Snape como um santo (no último filme) e Thiago, pai do Harry, em alguém superficial e mesquinho. Como eu disse, os livros mostram as fraquezas e defeitos que todos temos nos personagens, o que os tornam interessantes. Mas Snape foi sempre alguém cruel com as crianças, alguém mesquinho e que faz bullying, o comensal que contou para Voldemort sobre a profecia que ocasionou a morte da mulher que ele amava (para ser justo ele viveu para se arrepender muito disso). Mas os filmes nunca nos revelam essa informação importante, assim como muitas outras. Snape deu motivos para Lily não gostar mais dele depois de crescer (algo que o filme não mostra). Snape foi de vital importância para Voldemort ser derrotado, mas isso não o redime de todas as suas muitas maldades contra crianças no decorrer de muitos anos. O ator que fez Snape era alguém carismático e legal e deixou isso passar para o personagem.

(Pronto, parei de desabafar sobre o Snape).

Harry também é um personagem mais bondoso nos livros do que nos filmes. E isso é uma das coisas que tornam Harry Potter uma leitura tão agradável. É um livro bem escrito, original e criativo, com belas histórias que nos mostram o valor de coisas como a amizade, o amor, a bondade e a família. Cada casa de Hogwarts possui um valor e, ainda assim, durante os livros nós descobrimos que valores podem ser desenvolvidos e que ser de uma casa como Corvinal (a casa dos que têm sede de conhecimento) não significa que você não é corajoso (como alguém da Grifinória), estou pensando em Luna enquanto escrevo isso.

O próprio Dumbledore fala para Harry que ele poderia ser da Sonserina e que isso não seria algo ruim, mas ele escolheu ser da Grifinória e isso faz a diferença. Em uma das minhas falas preferidas dos livros (do segundo) que também está no filme, Dumbledore fala: "São as nossas escolhas, Harry, que revelam quem realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."

Então, se você nunca leu Harry Potter, eu certamente recomendo que você leia!

Se você já leu, o que você achou da saga? Concorda comigo?

Qual a sua opinião sobre o "Menino que sobreviveu?"

Qual o seu livro preferido?

"Mal feito, feito."

176 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Anna Irineu
Anna Irineu
May 25, 2023

Com certeza os livros são melhores do que os filmes! Mas, eu gosto muito dos filmes 🥰

Like
bottom of page