top of page

Resenha de Harry Potter e a Pedra Filosofal

  • irineufdaniel
  • há 15 minutos
  • 18 min de leitura

Recentemente decidi reler a saga Harry Potter e se você quiser ver minha resenha da saga como um todo, pode ler aqui. Porém, hoje irei fazer a resenha de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da grande saga de fantasia que foi, e ainda é, um grande sucesso mundial.

Para dar um contexto geral, o livro conta a história de Harry Potter, um menino órfão que vive com os tios e seu primo, que tem mais ou menos a mesma idade. Porém, os tios odeiam Harry (por algum motivo desconhecido por ele) e seu primo, Duda, é um menino mimado e chato que também não gosta do Harry. Então, ele tem uma vida difícil, dormindo em um armário debaixo das escadas e sem nenhum amigo. Tudo isso muda quando ele começa a receber cartas misteriosas que apavoram os seus tios, mas que ele nunca consegue ler porque seu tio impede. Eventualmente um homem gigante chamado Hagrid vai até a casa deles e explica que Harry é um bruxo, que seus pais foram mortos pelo terrível bruxo das trevas, Lord Voldemort, e que de alguma forma Voldemort foi derrotado pelo próprio Harry quando ele era um bebê. Isso tudo faz de Harry uma celebridade no mundo bruxo.

Após seu aniversário de 11 anos, Harry vai para a escola de magia e bruxaria de Hogwarts, mergulhando em um mundo mágico cheio de feitiços, poções, criaturas mágicas e famílias bruxas.


Essa foi uma sinopse mais geral, mas agora farei minha resenha com mais spoilers:


Em primeiro lugar, acho que é bom ressaltar que o filme de Harry Potter é uma adaptação muito boa e bem fiel, mas o livro é muito superior. Existem muitos detalhes e trocadilhos cheios de humor no livro que praticamente não podem ser reproduzidos em um filme.


A Vida Sofrida do Harry

A história começa um pouco antes do filme. No primeiro capítulo vemos os tios de Harry em sua vida normal, sendo já retratados como pessoas insuportáveis que odeiam os parentes da tia Petúnea. Walter nota um gato observando a casa dele o dia inteiro e isso o deixa assustado, mas várias coisas estranhas acontecem e desconhecidos parecem estar em festa na cidade inteira. Chuvas de meteoro acontecem e muitas outras coisas estranahas. Walter vai dormir e vemos o professor Dumbledore se sentar ao lado do gato que ficou observando a casa o dia inteiro. Dumbledore cumprimenta a professora Minerva Mcgonagol e o gato se trasnforma nela.

A professora pergunta como Dumbledore sabia que ela era o gato e ele responde que nunca viu um gato tão duro na vida dele. Eles conversam e Dumbledore confirmam que Tiago e Lílian Potter morreram pelas mãos de Voldemort. Os dois ficam abalados e tristes pensando nos dois e Dumbledore confirma que Harry sobreviveu e Voldemort foi derrotado de alguma forma misteriosa, provavelmente pelo próprio Harry, mas tudo é um mistério. Hagrid chega em uma moto voadora carregando Harry e comenta que pegou Harry da casa destruída e comenta que pegou a moto emprestada com o "jovem Sirius". Isso é uma referência bem legal, porque no momento não significa nada para o leitor, mas no terceiro livro Sirius se torna um dos personagens mais importantes da saga. A professora Minerva fala para Dumbledore que eles não podiam deixar Harry com aquela família, que eles eram alguns dos piores "trouxas" (alguém não bruxo) que ela já viu na vida. Mas Dumbledore diz que será bom para Harry crescer com a família e longe da fama que ele terá no mundo mágico (existem outros motivos para Harry precisar ficar com os tios, mas isso só é revelado no quinto livro).

O livro pula mais ou menos dez anos no tempo e mostra a vida triste e desumana que Harry leva. Os tios sempre o detestaram e eram ainda piores quando coisas mágicas aconteciam ao redor de Harry que ele simplesmente nunca conseguiu explicar. Os tios nunca contaram para Harry que ele é um bruxo e mentiram falando que os pais dele morreram em um acidente de carro. No aniversário de Duda, Harry não pode ficar com as pessoas que os tios mandavam para ele ficar quando queriam fazer algo divertido com o filho, então Harry tem que ir junto, para o desgosto da família. No zoológico, Harry conversa com uma cobra e acaba fazendo o vidro de proteção desaparecer, o que causa pânico no local.


Chegam as Cartas

Pouco depois disso, chega uma carta para Harry, algo que deixa os tios dele muito aflitos, ainda mais porque o endereço de Harry é "O armário embaixo das escadas" isso deixa os tios de Harry com medo, porque as pessoas sabem como Harry está sendo tratado, então eles dizem para Harry ir para um dos quartos vagos da casa, que era um quarto para Duda guardar suas coisas. Duda chora muito, mas os tios não cedem e Harry vai para lá. No dia seguinte chega outra carta para Harry endereçada para "o menor quarto da casa". As cartas nunca param de vir e Harry fica muito frustrado por não conseguir ler nenhuma delas. Eventualmente eles fogem e vão para uma cabana no meio do mar, mas Hagrid aparece lá e conta tudo para Harry. Depois ele faz um rabo de porco crescer em Duda.

Harry finalmente lê a carta e vê que foi admitido na escola Hogwarts. Harry segue Hagrid para o Beco Diagonal, onde eles compram os materiais de Harry para começar o ano. É divertido ler as conversas de Hagrid com Harry e ver vários itens mágicos senod vendidos. Harry de fato é famoso e várias pessoas querem apertar a mão dele quando o conhecem. Harry descobre que seus pais deixaram uma fortuna para ele em Gringots (o banco dos bruxos) e Hagrid pega outra coisa para Dumbledore, algo secreto. Hagrid compra uma coruja para Harry de aniversário e ele fica super feliz porque foi o primeiro presente de verdade que ele já ganhou. Quando ele entra em uma loja para comprar as roupas de Hogwarts, ele conhece um menino da sua idade que é metido, desagradável e lembra muito Duda em sua personalidade. Depois descobriríamos que é Draco Malfoy. Alguns dias depois, os tios de Harry deixam ele na estação de trem e ficam felizes que parece que a estação de Hogwarts não existe. Eles vão embora rindo e deixam Harry sozinho.

Felizmente, Harry encontra a família Wesley, e a mãe da família é muito gentil e explica para ele como chegar na plataforma 9 e 3/4. No trem, Harry não está conseguindo guardar sua mala pesada, mas Fred e Jorge aparecem e o ajudam. Nesse momento, eles enxergam a cicatriz na testa de Harry e perguntam se ele realmente é Harry Potter. Os dois ficam impressionados, mas vão embora para falar com a família. Harry se senta perto da janela e vê os gêmeos contando que o menino que falou com eles era Harry Potter. Gina pede para entrar no trem e olhar ele de novo, mas Molly diz que não e que Harry não é um animal de zoológico para ficarem olhando. Ela também proíbe os gêmeos de perguntar se Harry lembra de Voldemort. Pouco tempo depois Rony entra na mesma cabine (não sei se esse é o nome correto) e os dois começam a conversar. Harry fica fascinado de conversar com alguém que cresceu sendo um bruxo e tem uma família bruxa, Rony fica igualmente fascinado de conversar com alguém que cresceu em uma família trouxa (e ainda mais sendo Harry Potter).

Pouco tempo depois Draco entra na cabine deles com Crab e Goyle. Ele basicamente xinga Rony de pobre e diz que Harry deveria ter amigos de mais qualidade. Harry diz que sabe escolher sozinho quem presta. Parece por um segundo que eles todos vão brigar, mas Perebas, o rato de Rony, morde o dedo de um dos amigos de Malfoy e eles se desesperam com a existência de um rato no meio da comida que Harry tinha comprado. Eles vão embora correndo. Pouco tempo depois Hermione entra no vagão. Ela aparece algumas vezes e até ajuda Neville a encontrar seu sapo, que se perdeu. Mas Hermione fala com um ar mandão que incomoda Rony e Harry. Hermione comenta que já foi até falar com o maquinista para saber se ia demorar para chegar na escola e diz que Rony e Harry não deveriam sair brigando com as pessoas.


Hogwarts

Em Hogwarts todos os alunos ficam muito nervosos porque eles não sabem como vai ser escolhida a casa em Hogwarts onde eles ficarão pelo resto da escola. As quatro casas são Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa. Todos os alunos vão para uma das casas e ficarão lá para semrpe (até sair da escola). Para o alívio de todos, eles descobrem que um chapéu mágico escolheria a casa deles (Rony fica aliviado porque Fred falava para ele que ele teria que lutar com um Trasgo e que doía muito). O chapéu canta antes da seleção e explica quais são as características de cada casa:


Grifinória: Pessoas com corações indômitos, ousadia, sangue-frio e nobreza.

Sonserina: Pessoas com astúcia que usam qualquer meio para antingir seus objetivos.

Corvinal: Pessoas com a mente sempre alerta, de grande espírito e saber.

Lufa-Lufa: Pessoas justas e leais, pacientes, sinceros e sem medo da dor


Até esse ponto do livro, várias pessoas têm um certo preconfeito com Lufa-Lufa. Draco diz que se fosse para aquela casa ele deixaria Hogwarts, mas Hagrid e Rony dizem que até Lufa-Lufa é melhor que Sonserina, onde os bruxos das trevas geralmente estudaram. Até mesmo Voldemort foi da Sonserina. Mas eu acho esse preconceito contra Lufa-Lufa bem injusto, vários personagens que vão aparecer mais para frente nos livros que foram da Lufa-Lufa são bem legais e as características de Lufa-Lufa, na minha opinião, são, de longe, as melhores. São pessoas leais, justas e honestas. Mas acho que é realista que existiria preconceito contra uma das casas pelo menos, ainda mais em uma escola cheia de crianças e adolescentes. E ser Lufa-Lufa é um pouco mais original do que fazer o bullyng ser contra Corvinal (os inteligentes).


Draco vai para a Sonserina, Rony vai para Grifinória (assim como todos os membros da sua família), Hermione vai para Grifinória, Neville vai para Grifinória e chega a vez de Harry (Não lembro se é exatamente nessa ordem). Ele pede para não ir para Sonserina e o chapéu diz que ele alcançaria muita grandeza na Sonseria, mas Harry pede para não ir para lá. Então o chapéu seletor escolhe Grifinória.

Os alunos das outras casas sempre aplaudiam quando alguém era sorteado, mas quando o famoso Harry Potter foi chamado para Grifinória, os aplausos foram bem mais fortes. Harry e os outros alunos comem um grande banquete para o jantar e Dumbledore, o diretor da escola, avisa que a floresta perto da escola é proibida por ser perigosa e que o corredor do terceiro andar é proibido a todos os que não quiserem ter uma morte horrível e dolorosa. Harry ri, achando que era uma piada, mas percebe que provavelmente era sério e quase todos levaram bem a sério o aviso.

O irmão mais velho de Rony (dos que ainda estudam em Hogwarts), Percy, é o monitor da Grifinória (e tem muito orgulho disso) e é quem guia todos até o salão comunal da Grifinória.


A Vida na Escola

Harry adora Hogwarts e narra como são todos os professores. Tudo ocorre bem, no geral, mas ele logo nota que Snape, o professor de poções, não gosta dele. Depois da primeira aula fica claro que Snape o odeia. No filme, Snape decide tentar humilhar Harry porque acredita que Harry não está prestando atenção, mas não é assim no livro. Snape está lendo a chamada e lê o nome de Harry. Ele então diz que tinha uma celebridade na sala, com ironia, e começa a fazer várias perguntas difíceis sobre poções para Harry. Ele não sabia nenhuma resposta e Hermione (bem como no filme) sempre levanta a mão para responder, mas é ignorada. No final das três perguntas Harry diz: Acho que Hermione sabe, por que não pergunta pra ela?

Isso faz alguns alunos rirem, mas Snape tira pontos da grifinória e diz que Harry não se deu o trabalho de estudar por causa da fama. Depois ele passa uma tarefa. Neville acaba errando a sua poção e o líquido cai do caldeirão, o que machuca muito ele. Mas Snape simplesmente o chama de idiota, manda alguém levá-lo no hospital e tira pontos da grifinória porque diz que Harry não o ajudou para se sentir melhor consigo mesmo.

Harry fica bem chateado, mas Rony diz que Snape é famoso por tirar pontos de alunos das outras casas porque ele sempre quer favorecer Sonserina (Snape é o diretor da Sonserina). Os dias vão passando e Hermione não se dá muito bem com Harry e Rony. Ela é realmente um pouco metida e geralmente não é muito simpática, o que faz com que Rony seja grosso com ela. Harry também não é um grande fã dela, mas é mais educado do que Rony.

Na aula de vôo, Harry mostra ter um grande talento, a professora Mcgonagol vê o grande talento de Harry e diz para ele a acompanhar. Se você viu o filme, é mais ou menos daquele jeito, Harry quebrou uma regra para pegar o lembrol de Neville, que Draco pegou. Harry anda com a professora Macgonagol (que é a diretora da Grifinória) e fica morrendo de medo de ser expulso, mas ela simplesmente chama um outro aluno chamado Olívio Wood e diz que encontrou um apanhador para o time de quadribol da Grifinória. Wood fica muito feliz e diz que vai ensinar a Harry tudo sobre quadribol. A professora diz que espera que Harry trabalhe duro e fala que seu pai ficaria orgulhoso, porque Tiago Potter também era do time da Grifinória.

Harry de fato é ótimo e se torna bem popular por ser o jogador mais jovem da escola. Mas Draco continua sua inimizade com Harry e o desafia para um duelo à meia-noite na sala de troféus da escola. Harry aceita e Hermione diz que ele não deveria ir porque é quebrar as regras da escola ficar perambulando de noite (eles podem ficar o tempo que quiserem no salão comunal, mas não no resto da escola). Como Hermione fica se metendo nessas conversas, que não a envolvem, Rony e Harry ficam chateados. De noite, eles saem do salão comunal e Hermione vai com eles, falando que é um erro (algo que deixa eles irritados). Na frente do salão eles encontram Neville, que não lembrava a senha para entrar e acabou ficando deitado no corredor mesmo. Assim, os quatro vão até a o local combinado, mas foi uma armadilha do Draco. Ele não foi lá e deu uma dica anônima para Filtch, o zelador, que alunos estariam lá. Felizmente os quatro conseguem fugir, mas acaba entrando no corredor proibido do terceiro andar, onde estava um cão feroz de três cabeças. Eles fogem e voltam para Girfinória sem serem pegos.


Começa a Amizade com Hermione.

Draco fica chocado que seu plano falhou, para a satisfação de Harry e Rony. Durante os dias, eles notam que o cachorro está guardando alguma coisa e Harry chega a conclusão que é o item que Hagrid pegou em Gringots naquele dia com Harry. Isso porque saiu nos jornais que Gringots foi invadida e entraram naquele cofre, mas não roubaram nada. Hagrid diz que nunca vai falar qual era o objeto e diz que o nome do cachorro de três cabeças é Fofo. No dia de Haloween Rony fala que Hermione não tem amigos depois de ter se irritado com ela e ela vai embora chorando. Harry e Rony descobrem que ela estava chorando no banheiro e se sentem muito mal, mas logo em seguida começa a festa de Haloween e eles meio que se esquecem disso. Durante a festa o professor Quiral, de defesa contra as artes das trevas, diz que há um trasgo das masmorras no castelo e cai desmaiado (ele é sempre bem covarde). Todos os alunos vão para suas casas seguindo os monitores, mas Harry lembra de Hermione, que não sabe sobre o Trasgo e diz que eles precisam ir ajudar. Rony aceita, eles fogem de Percy e vão atrás da colega.

Eles veem o trasgo entrando em um banheiro e decidem prender o monstro lá, então trancam a porta do banheiro. Eles saem correndo se sentindo grandes herois, mas escutam um grito apavorado e percebem que trancaram o trasgo junto com Hermione. Eles voltam correndo e entram no banheiro. Harry se joga em cima do trasgo e Rony usa o feitiço de levitação para acertar o trasgo com o próprio bastão e o deixa inconsciente (essa parte é praticamente igual ao filme), mas com menos participação da Hermione ajudando. Os professores chegam no banheiro e Hermione mente dizendo que foi procurar o trasgo sozinha e Harry e Rony foram salvá-la. Harry e Rony ficam chocados com ela estar mentindo para professores por eles. A professora Macgonagol tira pontos da Hermione por ter sido irresponsável e dá pontos para os três por "terem tanta sorte" de derrotar um trasgo.

Depois disso, os três ficam amigos. Rony e Harry passam a ser mais legais com Hermione e ela também fica mais simpática com eles.


Surge um Inimigo

Na partida de quadribol a vassoura de Harry é enfeitiçada para ele cair e Hermione usa um feitiço que ela sabe que cria um fogo azul para derrubar a concentração de Snape, salvando Harry. Depois ele ganha a partida. Harry também é o responsável pela vitória do time contra Lufa-Lufa depois.

Mas os três amigos vão falar para Hagrid que Snape tentou matar Harry e perguntam o que está sendo guardado na escola. Hagrid diz que isso é entre Dumbledore e Nicolau Flamel. Os três passam a procurar sobre esse bruxo e é Harry que descobre quem ele é. Ele leu atrás de uma figurinha sobre Dumbledore que ele era amigo de Nicolau Flamel, que tinha a pedra filosofal. Assim, eles descobrem o que está sendo guardado, a pedra filosofal.

Nesse meio tempo tem o Natal e Harry fica em Hogwarts, juntamente com os Wesley, já que os pais deles estavam visitando o irmão mais velho de Rony, Carlinhos, que estuda dragões na Romênia. É o natal mais feliz da vida de Harry. Em parte porque ele ganha presentes, mas também porque ele se diverte muito com os Wesley. Ele ganha um suéter da mãe de Rony (inclusive porque Rony falou para ela que Harry achava que não ganharia nenhum presente) e ela sempre manda suéteres que ela tricota para os filhos. Harry também ganha uma capa de invisibilidade com um bilhete misterioso dizendo que era a capa do pai dele.


O Dragão Bebê

Pouco tempo depois, Hagrid consegue um ovo de dragão e Rony diz que isso é ilegal, citando até mesmo a lei e quando foi criada. mas Hagrid não se importa, ele está muito feliz. O problema é que precisa ser um segredo e o Dragão fica cada vez maior. Harry sugere Rony mandar uma carta para o irmão dele, Carlinhos, perguntando se ele não pode pegar o dragão. Carlinhos diz que faria isso sem problema, mas explica que como é um dragão ilegal, eles precisavam agir com cuidado. O plano era entregar o dragão para os amigos de Carlinhos na Torre de Astronomia tarde da noite.

Infelizmente, o dragão morde a mão de Rony e ele precisa ir para o hospital, porque ela não para de inchar e, aparentemente, o dragão era venenoso (peçonhento, eu sei). Então Hermione e Harry carregam o Dragão usando a capa de invisibilidade até a torre de astronomia.

Draco tenta delatar eles, mas é pego pela professora Macgonagol. Infelizmente, depois que os amigos de Carlinho levam o dragão, Harry e Hermione esquecem a capa de invisibilidade e são pegos pela professora. Outra pessoa que cai nesse problema é Neville que também estava fora da cama porque achou que eles iam ter problemas. Assim, os quatro ficam em detenção (no filme é Rony no lugar de Neville).


Problemas e Detenção

E como cada um deles perde 50 pontos, Grifinória perde 150 pontos, o que a deixa em último lugar no campeonato da taça das casas. E tudo indica que Sonserina ia vencer outra vez agora. Isso deixa Harry, Hermione e Neville extremamente impopulares da escola.

A detenção é ajudar Hagrid com um trabalho, eles precisam ir na floresta proibida e ver o que está caçando e matando unicórnios. Na minha opinião, não faz sentido que a punição por estar fora da cama durante a noite, seja ficar fora da cama durante a noite em um local proibido. Filtch dá a entender que a ideia é assustar os quatro, mas ele é meio doido e eu ainda não acho que é muito responsável por parte da escola, mas tudo bem, isso é só um detalhe. Na floresta eles encontram centauros que falam sobre as estrelas e continuam andando. Harry acaba andando com Malfoy depois de um tempo e eles encontram uma criatura bebendo o sangue de um unicórnio. Malfoy sai correndo gritando e Harry não consegue correr porque sua cicatriz dói tanto que o derruba. Harry é salvo por um centauro chamado Firenzi, que o coloca nas costas e sai de lá com Harry. Os outros centauros ficam bem irritado porque Firenzi interferiu com o destino e com os sinais das estrelas, mas o centauro diz que não se importa.


A Pedra Filosofal

Depois das provas finais, Harry percebe que quem entregou o ovo de dragão embebedou Hagrid para saber como passar pelo cachorro de três cabeças. Eles tentam avisar Dumbledore, mas ele recebeu uma carta pedindo para que ele fosse para o ministério da magia. Como Harry sabe que Voldemort está por perto e bebendo sangue de unicórnios, ele imagina que Snape está agindo junto com ele para pegar a Pedra Filosofal e usar o elixir da vida, que dá imortalidade.

Harry decide que a única forma de proteger a Pedra Filosofal é roubando primeiro e conta sua conclusão para Rony e Hermione. Eles dizem que irão junto. Porém, naquela noite, Neville diz que não vai deixar eles saírem durante a noite e perderem mais pontos para Grifinória, então Hermione usa um feitiço chamado petrificus totalus e o deixa paralisado no chão. Os três se desculpam e vão embora.

No caminho para o terceiro andar (os três estavam usando a capa de invisibilidade) Pirraça, uma assombração que sempre está incomodando Hogwarts nota que tem alguém escondido andando e Harry finge ser o Barão Sangrento para afastar o poltergeist (o Barão Sangrento é o fantasma da Sonserina), eles chegam na sala do Fofo e Harry toca uma flauta que Hagrid deu para ele no natal para fazer o cachorro dormir. Harry pula no alçapão e os dois o seguem. Eles caem em uma planta que os prende. Hermione escapa da planta, mas se desespera, pensano em como ajudar. Ela comenta que a planta gosta de locais escuros e úmidos, então Harry diz para ela fazer fogo. Hermione reclama que não tem madeira e Rony diz que ela é uma bruxa e não precisa de madeira, então ela lembra de sua magia de fogo azul e afasta a planta.

Eu gosto que, diferentemente do filme, Hermione não resolve tudo sozinha e Rony não se desespera loucamente no livro. Faz sentido Hermione não pensar imediatamente em magia em uma situação de perigo, até porque ela nem sabia que era bruxa um ano atrás.

Depois eles precisam pegar uma chave voadora para abrir uma porta, os três usam vassouras e o talento de Harry voando fica bem claro quando comparado com os outros dois. Depois eles precisam jogar um xadrez de bruxo gigante e Rony faz toda a estratégia para a vitória. Para isso, ele precisa se sacrificar e é atingido pela rainha e fica desmaiado no chão do salão.

Hermione e Harry vão para a próxima sala e é um enigma com poções. Eles são cercados por chamas de várias cores e existe um bilhete com um problema lógico para eles saberem quais poções deveriam usar. Hermione resolve esse problema sozinha. Ela bebe a poção que faria ela voltar para buscar Rony e depois ir atrás de algum professor e Harry segue em frente. Harry passa por um trasgo inconsciente e chega na última sala.

No livro é bem claro que cada defesa foi criada por um professor. A primeira foi Hagrid (tecnicamente não é um professor), a segunda foi a professora Sprout, as chaves foram o professor Flitwick, o xadrez foi a professora Macgonagol, as poções foram o Snape, o Trasgo foi o Quirrel e a última foi Dumbledore.

Harry chega na última sala, onde está o Espelho de Ojesed, um espelho que mostra o maior desejo no coração de uma pessoa e vê o professor Quirrel ao invés de Snape. Ele era o traidor e foi ele que tentou derrubar Harry da vassoura, não Snape. Harry fica chocado e diz que acha que Snape o odiava, então Quirrel diz "Ele odeia mesmo, mas não quer você morto". Então descobrimos que, depois que Quirrel falhou em roubar a Pedra Filosofal em Gringots, Voldemort, um ser meio sem corpo, entrou em Quirrel e agora está na nuca do professor. Voldemort deixar Harry olhar o espelho e a Pedra FIlosofal aparece em seu bolso. Quirrel ataca Harry, mas quando ele toca em Harry, aparecem bolhas em sua pele e ele queima. Harry decide que precisa atacar antes que Quirrel use algum feitiço e toca no rosto de Quirrel, fazendo sua pele queimar e o professor gritar. A dor na cicatriz de Harry é tão forte que ele pensa que vai morrer.

Então, Harry acorda no hospital do castelo, com Dumbledore ao seu lado.


A Taça das Casas

Dumbledore explicou que assim que ele chegou no ministério da magia, ele notou que era uma armadilha e voltou. Quando ele chegou em Hogwarts, ele viu Rony e Hermione e soube onde Harry estava. Ele chegou a tempo de separar Harry e Quirrel antes que Harry morresse (nas palavras dele). Os dois conversam bastante e Dumbledore explica para Harry que Snape odiava o pai de Harry profundamente e sempre se ressentiu que o pai de Harry salvou a vida dele uma vez. Dumbledore diz que Snape queria proteger Harry para quitar essa dívida e poder odiar os dois em paz. Ele também diz que a Pedra FIlosofal foi destruída e eventualmente Nicolau Flamel e sua esposa morrerão, assim como todos devem morrer um dia. Harry pergunta por que Voldermot tentou matá-lo todos aqueles anos atrás e Dumbledore explica que ainda não é a hora de saber mais sobre isso.

No fim do livro, Dumbledore dá pontos para Harry, Hermione, Rony e Neville (como no filme) e Grifinória ganha a Taça das Casas, o que faz as pessoas pararem de odiar Harry, Hermione e Neville. Além disso, todos sabem que Harry lutou contra Voldemort, então isso também o fez ficar popular na escola outra vez. Harry volta para a estação de trem e agradece a Senhora Wesley pelos presentes. Rony diz que vai chamá-lo para ir na casa dele durante as férias. Harry fica feliz porque seus tios não sabem que ele não pode usar magia fora da escola e o livro termina.


Pensamentos.

Como eu comentei no início da resenha, o filme é uma adaptação fiel, então você provavelmente sabia a maioria dos acontecimentos se já tinha visto o filme. Porém, muitos detalhes são bem diferentes. Particularmente, eu gosto como nos livros todos os personagens são mais falhos e, ao mesmo tempo, todos têm mais chances de brilhar. Um personagem que vai ficando cada vez mais aparagados nos filmes é Rony. Nos primeiros dois filmes até não é tão ruim, mas vai ficando cada vez pior com o decorrer do tempo.

Mesmo que você já tenha visto o filme, acredito que vale a pena ler o livro. A narração sempre tem um senso de humor divertida e muitos detalhes deixam a história mais rica. Então se você está planejando ler os livros pela primeira vez, eu recomendo com certeza.


E você, quais são seus pensamentos sobre a saga e sobre os filmes?

Sinta-se livre para comentar.





Comentários


Magia e Livros

Daniel F. Irineu.

©2023 por Magia e Ficção. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page