top of page
  • irineufdaniel

Resenha de "As Crônicas de Prydain"


Hoje eu quero escrever sobre uma das melhores sagas de aventuras e fantasias que eu já li. As Crônicas de Prydain (também chamado de As Aventuras de Prydain, no Brasil) escrita por Lloyd Alexander.

Essa saga divertida já até mesmo virou um filme da Disney chamado "O Caldeirão Mágico", mas essa adaptação uniu os dois primeiros livros e não se compara aos livros (embora eu tenha gostado muito desse filme quando era pequeno).

Os livros contam a história de Taran, um menino que sonha em se tornar um herói e um grande guerreiro. Infelizmente, para Taran, ele é um guardador de porcos e seu trabalho é apenas cuidar da porquinha Hen Wen, que tem a habilidade de ver o futuro e revelar profecias.

Quando a porquinha Hen Wen se perde, no primeiro livro, Taran cai em uma aventura ao lado do valente príncipe Gwydion, da princesa Eilonwy, do bardo Fflewdddur Fflam e do curioso Gurgi para derrotar o maior general das forças do mal, o Rei de Chifres.

Essa é a história do primeiro livro e cada um dos livros conta uma aventura diferente. Embora cada livro realmente seja uma sequência do anterior, cada um deles possui um final muito satisfatório. Os livros amadurecem cada vez mais e contam histórias divertidas, cheias de ação, magia e fantasia. Porém, os livros também têm grandes clímax, profecias sombrias e perdas trágicas entre seus personagens.

Embora o segundo livro, O Caldeirão Negro, seja um dos mais aclamados (e com um final surpreendente), meus preferidos são os dois últimos:

"Taran, O Errante", onde Taran parte em uma viagem para descobrir quem são seus pais e quem ele realmente é. Nesse livro, Eilonwy infelizmente não está presente, mas Taran se envolve em batalhas contra reis malignos, feiticeiros cruéis e bandidos sanguinários. O quarto livro também tem um final e uma mensagem muito bonita.

"O Rei Supremo", Taran retorna de sua jornada e uma sinistra profecia de Hen Wen indica que uma grande batalha que definirá o destino das forças do bem e das trevas está para começar.

Esse livro foi o melhor para mim. Nunca li uma batalha tão épica em qualquer livro desse gênero. As forças do bem e do mal se enfrentam em uma espécie de guerra mundial, cheia de aventura, onde cada um dos personagens têm seus momentos para brilhar e todos os personagens que já apareceram na saga surgem para lutar. Infelizmente muitos personagens perdem suas vidas, mas o livro é cheio de grandes momentos de partir o coração. Porém, possui um final bem feliz e surpreendente.

Bem, isso era tudo o que eu queria falar (sem spoilers).

E você, já conhecia essa saga?

Está com vontade de ler agora?


135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page