Por que Demon Slayer Faz Tanto Sucesso?
- irineufdaniel
- 27 de set.
- 8 min de leitura

Como um escritor e leitor, eu gosto muito de histórias, então claro que gosto também de outros tipos de mídias. Filmes, séries, animes, jogos, basta ter uma boa história e você vai captar minha atenção. Por causa disso, falarei no site sobre histórias que estão nas mídias e não são livros.
Hoje irei falar um pouco sobre Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba, em japonês) e os motivos de eu achar que fazem essa obra ser amada pelo público. Até porque, não é segredo que Demon Slayer é um grande sucesso mundial. O mangá é um dos mais vendidos da história do Japão e o anime é popular em todo o mundo. Na época da pandemia o filme alcançou um enorme sucesso enquanto filmes de produtoras famosas eram fracassos e causavam prejuízo para grandes empresas.
Para quem não conhece, Demon Slayer conta a história de Tanjiro Kamado, o filho mais velho de uma família muito grande que vivia no topo de uma montanha, bem isolados. Um dia, Tanjiro desce a montanha para vender carvão e acaba passando a noite na casa de um homem que diz que andar de noite pode ser perigoso. Quando Tanjiro volta pra casa na manhã seguinte, ele encontra sua família violentamente assassinada, com exceção de sua irmã Nezuko, que ainda está viva. Nezuko acaba sendo transformada em uma Oni (a tradução para Oni é demônio, mas eles são meio que vampiros).
Tanjiro se torna um caçador de demônios com o objetivo de curar sua irmã e vingar sua família. Os caçadores usam espadas especiais que são a única coisa que pode matar um Oni, fora a luz do sol. Cada caçador usa um tipo de "respiração" em suas técnicas de lutas e Tanjiro é treinado para usar a respiração da água. E assim começa a história.
Porém, se você falar com os fãs de animes é comum ver pessoas dizendo que Demon Slayer "não tem uma grande história", "não é muito original" e "é bem simples". Porém, uma obra que alcança sucesso precisa ser analisada porque obras de má qualidade simplesmente não cativam o público. Estou me referindo a muitos aspectos diferentes quando falo de "qualidade", aqui estou focando na história, no enredo, mas claro que existem outras questões técnicas também. Às vezes um bom filme ou série acaba fracassando ou sendo cancelado por outras questões e isso deixa os fãs bem irritados, mas não é dessas obras que estou falando.
Por exemplo, falando de Ninja Kamui. Não conheço ninguém que disse que Ninja Kamui foi uma obra de arte com um final espetacular. Muito pelo contrário, todos concordam que o anime tem um início legal e interessante, mas se perde por completo e fica até bem ruim com o passar do tempo. O programa pode ter verba, marketing e boa divulgação, mas isso não é o suficiente para manter a audiência.
Então, por que Demon Slayer é tão popular?
Acredito que a história é o principal motivo. Sim, ela não é muito complicada. Se você relaciona a qualidade da história com o nível de complexidade dela, essa afirmação pode ser confusa. De fato, existem programas que possuem grandes histórias difíceis de acompanhar, de altíssima qualidade. Filmes como "A Origem", Livros como o "Silmarillion", animes como "Attack on Titan" (eu não sou muito fã desse, mas a qualidade da história e o sucesso é inegável) e jogos como "Kingdom Hearts". Porém, Uma obra não precisa ser complicada para ser profunda, bonita e de alta qualidade. Livros como "David Copperfield", "Anne de Green Gables", "Harry Potter" (pelo menos os primeiros livros) e "As Crônicas de Nárnia" são histórias simples, que qualquer pessoa pode ler e entender, mas que podem ser aprofundados para quem quiser analisar certos detalhes ou aspectos.
Demon Slayer entende relacionamentos e sentimentos humanos e consegue tocar o coração do público dessa forma. Por exemplo, no início da história, quando Nezuko acabou de ser transformada em Oni, Tanjiro e ela se encontram com Tomioka, que os ajuda e poupa Nezuko, porque vê que ela é diferente e conseguiu manter sua humanidade. Quando os outros hashiras conhecem Nezuko a reação deles é bem menos amigável e podemos ver isso apenas como algo simples e dizer "eles odeiam demônios e querem matá-la", mas naquele momento da história, não sabemos ainda a história dos outros hashiras e não sabemos que eles têm bons motivos para não acreditar que um demônio pode ser bom e nunca matar um humano. Não sabemos, naquele momento, que Sanemi teve sua mãe transformada em um Oni e que ela matou todos os seus irmãos (com exceção dele e de 1 único irmão, era uma família grande). Não sabemos como Shinobu se ressente dos demônios por terem matado seus pais, sua irmã e suas alunas.
Além disso, ainda nesse julgamento dos Hashiras, quando Tanjiro descobre que seu mestre Urokodaki, e Tomioka se comprometeram para deixar Nezuko viva e disseram que cometeriam o Seppuku (suicídio samurai honroso) caso ela um dia matasse alguém, Tanjiro chora. Esse é um momento sem grande destaque, mas é algo que nos toca, porque qualquer pessoa consegue imaginar a gratidão que se pode sentir quando alguém que nós não conhecemos bem nos ajuda em um momento de grande necessidade.
E essa beleza do enredo se mostra até mesmo em histórias bem aparentemente simples, como no caso da Mitsuri, a Hashira do amor. Ela é sempre alguém feliz, animada, romântica e bem divertida. Mas quando vemos sua história descobrimos que ela vivia em uma família muito feliz e tinha o sonho de se casar. Demon Slayer se passa na era Taishou no Japão, entre 1912 e 1926. Então é claro que existia uma grande importância e pressão para se casar. Porém os pais de Mitsuri diziam que tudo bem se ela não casasse, eles ficariam com ela para sempre. Mas esse comentário bondoso não era muito reconfortante porque ela realmente queria encontrar amor. Ninguém queria casar com ela porque ela tem uma cor estranha de cabelo, é muito forte fisicamente e come muito (o que não são coisas consideradas como femininas). Eventualmente ela decide esconder alguns traços de sua personalidade, pinta o cabelo e se comporta de um jeito diferente. Ela encontra alguém que a pede em noivado eventualmente, mas Mitsuri pensa que não quer viver em uma mentira para sempre e quer encontrar alguém que a ame por quem ela é. O homem a deixa depois de ela parar de se esconder.
Ela acabou entrando para o esquadrão de caçadores e se saiu muito bem, ainda mais considerando sua grande força física. Um dia, o Mestre deles fala com ela e diz que ela é alguém muito abençoada e que os deuses devem amá-la muito para terem feito ela desse jeito que ela é. Isso imediatamente a faz chorar, porque ela acreditava no oposto e nunca se viu como alguém amada, já que ela nunca encontrou o amor justamente por essas características.
Ela não é uma personagem com muito destaque quando comparada com outros personagens e sua história é contada em um único episódio. Mas é uma história simples, contada muito bem e com um realismo impressionante para o tipo de anime em que está. Várias pessoas poderiam se identificar com uma história assim e todas as pessoas já tiveram alguma insegurança que se transformou em uma força no decorrer da vida. Não que seja obrigatório se identificar com um personagem para gostar dele, mas geralmente ajuda.
Os Personagens Principais:
Outro ponto que eu considero uma força é o protagonista. Algumas pessoas criticam o Tanjiro dizendo que ele é chato ou irritante. Eu não poderia discordar mais. Tanjiro é alguém bondoso e gentil. Nos primeiros episódios Urokodaki também diz que ele é indeciso e que isso era algo que ele precisava mudar (e ele muda). Além disso, Tanjiro é alguém muito empático, ou seja, ele sente pena de alguém que sofre, sem importar muito quem é a pessoa.
Porém, Tanjirou não é alguém fraco. Eu gosto quando uma mídia retrata alguém bondoso e misericordioso como alguém forte, é algo raro. Não me entenda mal, no início do anime Tanjiro não é um guerreiro e ainda precisa evoluir bastante, mas ele se esforça e vai se fortalecendo com o passar dos dias e ao superar seus obstáculos.
É tão comum ver apenas personagens indecisos, cruéis ou sem uma bússola moral, que eu acho extremamente refrescante ver um protagonista por quem eu possa torcer e que poderia ser considerado um herói. No livro “A Jornada do Escritor” de Christopher Vogler, é dito que um dos tipos diferentes de Heróis que existem em uma história se chama Herói Catalisador, ou seja, um herói que causa mudanças nos outros, mas não passa por grandes mudanças pessoais. Por exemplo, gostamos do Superman e do Batman e seu filmes geralmente são grandes sucessos mundiais, mas são personagens bem diferentes de nós próprios e com uma personalidade correta com regras morais que não sofrem mudanças no decorrer da história. Esses heróis causam mudanças nos outros ao invés de passarem por elas.
Tanjiro é assim, ele aprende muito com o passar dos episódios, mas ele já é alguém maduro e bondoso que não precisa evoluir muito quando se trata de sua personalidade e crenças. Isso é importante porque ele causa mudanças nos outros, a bondade, pureza e justiça de Tanjiro toca todos os outros personagens e os afeta, causando mudanças importantes em todos eles. Personagens como Giyu Tomioka, Shinobu, Inosuke, Tokito e outros são afetados por Tanjiro e crescem por causa dele.
Outros personagens também são fascinantes. Zenitsu começa como alguém medroso e talvez um pouco irritante, mas ele cresce e ajuda com o passar da história. Inosuke é alguém engraçado, bruto e que não sabe viver em sociedade, mas ele aprende a se importar com as outras pessoas e sente pela primeira vez como é quando alguém se importa com ele. Tanjiro é uma parte importante do crescimento dos dois.
Profundidade
Outro lado famoso do anime é que os vilões geralmente possuem passados bem tristes. Algumas pessoas reclamam que a história nos faz (ou pelo menos tenta com um bom nível de sucesso) sentir pena dos vilões. Mas é uma premissa interessante. Claro que eu gosto de ver um vilão que simplesmente é ruim sem ter nenhum tipo de justificativa ou característica redentora, mas diferentes histórias tem diferentes benefícios. Demon Slayer tem uma espécie de mensagem que ninguém (com algumas leves exceções) nasce mau e que geralmente existem tragédias que fazem as pessoas se desviarem e perderem o caminho.
Mas o anime lida com isso muito bem. Ele não justifica as ações dos vilões, mas mostra porque eles se tornaram daquele jeito. Os vilões ainda precisam ser derrotados e Tanjiro corta a cabeça de qualquer oni, apesar de ser gentil e misericordioso, ele ainda é forte e aplica a justiça sem exceção. Os vilões até podem se arrepender em seus momentos finais, mas não vão para o céu. Eles ainda precisam lidar com as consequências de suas ações e vão para o inferno para pagar por seus erros. Existe um lado da crença japonesa nesse aspecto, mas não vou entrar nesses detalhes agora.
Questões Técnicas
Além de tudo isso, Demon Slayer também é um anime muito bem feito, com cenas de ações intensas e emocionantes, uma ótima trilha sonora e uma grande animação (provavelmente sua característica mais famosa). É muito comum ter cenas incrivelmente bonitas (visualmente). E todas essas características somadas nos entregam um programa de alta qualidade que merece ser visto. Uma história com profundidade, beleza e capaz de nos fazer ter sentimentos bons e inspiradores quando não estamos focados nas lutas emocionantes.
Você já assistiu Demon Slayer?
Se não, eu recomendo que assista. Se sim, comente suas opiniões!
Obrigado por ter lido até aqui. Até a próxima!






Comentários