Recentemente decidi ler a coleção de livros "A Rebelião das Trevas" escrita por Susan Cooper. O segundo livro da coleção deu origem ao filme "Os Seis Signos da Luz" e era um filme que eu gostava bastante quando era pequeno e ainda gosto, embora reconheço que não é um filme espetacular (mas não estou aqui para falar do filme e sim dos livros, que costumam ser bem melhores que suas adaptações).
O primeiro livro, baseado nas pesquisas que fiz e resenhas que li, é considerado por todos o pior livro da saga, mas tem uma história bem interessante. Segundo a "carta do Autor" no início do livro, a autora escreveu essa história sem ter uma sequência em mente, mas deixando aberta essa possibilidade, e foi somente algum tempo depois que a autora planejou o resto da saga e escreveu o livro "A Rebelião das Trevas" (The Dark is Rising), que se tornou o título da saga também (aparentemente, em português o título do livro é "Os Seis Signos da Luz", provavelmente por causa do filme, mas não tenho certeza disso). Porém, apesar de tudo o que li, o primeiro livro é bem interessante e foi uma história que eu gostei muito de ler. Embora seja verdade que o início do livro é parado e ele demora um pouco para "engatar", a história é muito boa e não achei ele chato. Então, farei agora uma resenha de "Sobre o Mar e Sob a Pedra".
O livro conta a história da família Drew, que vai passar as férias em uma cidadezinha no interior da Inglaterra e os protagonistas são os irmãos Simon, Jane e Barney. No livro, os três irmãos encontram um pergaminho antigo escondido no sótão da casa e descobrem que é um mapa perdido para o Santo Graal (isso é um leve spoiler, mas achei importante colocar na resenha). Logo os três irmãos ficam presos na batalha entre as forças do bem e do mal e precisam correr para desvendar o mapa antes de serem impedidos, roubados ou pegos pelos seus adversários, que são servos das trevas e querem o Graal.
Algo interessante no livro é que nunca se sabe quem está do lado das trevas e quem é apenas um cidadão comum da cidade, então os três irmãos estão sempre em perigo e existe sempre um suspense e mistério no ar. Além disso, o suspense do livro é surpreendentemente bem feito e ligeiramente sinistro de vez em quando, o que faz tudo ficar mais interessante.
Algumas coisas ficam sem resposta no livro e outras são bem misteriosas, o que faz com que eu me pergunte se alguns desses mistérios serão respondidos nos próximos livros. A verdade é que eu gostei muito desse livro e, se ele realmente é o pior da saga como dizem, estou muito animado para ler os próximos.
Colocarei as resenhas dos próximos livros aqui conforme for lendo.
Vocês já tinham lido esse livro ou conheciam a saga?
Sintam-se livres para falar nos comentários.
Comments