top of page
  • irineufdaniel

Resenha de "Oliver Twist"


Oliver Twist

Escrito pelo grande autor Charles Dickens, Oliver Twist é um clássico de literatura e hoje falarei um pouco sobre ele na minha resenha.

Essa é a resenha de Oliver Twist, mas evitarei grandes spoilers.

Quando eu decidi ler esse livro, eu não sabia nada sobre a história e, na verdade, nem sabia qual seria a sinopse do livro, mas sou um grande fã do escritor e seu livro “Grandes Esperanças” é um dos meus preferidos. Também gosto muito do seu livro “Um Conto de Natal”. Então eu estava bem confiante de que gostaria de outro livro do mesmo autor.

Oliver Twist conta a história de Oliver como se fosse uma bibliografia escrita por um autor que nunca revela seu nome. A história começa com o nascimento de Oliver e a morte de sua mãe (que morre no parto) e segue contando a história de Oliver que cresce em um ambiente pobre e cheio de maldade, onde ninguém realmente se importava com ele.

O livro contém grandes críticas a sociedade, mostrando o sofrimento de pessoas menos afortunadas e como a sociedade e o governo não se importa de verdade com com as classes mais baixas.

Porém, o autor é incrivelmente irônico e narra a história de uma forma muito divertida (ainda bem, porque o livro seria altamente deprimente se não fosse assim). Oliver segue na história suportando muitos males e sem saber realmente quem é.

Oliver vive sua infância sem conhecer a bondade de ninguém e na mais terrível miséria. Em certo ponto da história a instituição que cuidava dele faz de tudo pra se livrar do menino e oferece uma recompensa em dinheiro para qualquer um que queira contrata-lo como aprendiz. Ele é contratado como assistente de um funerário que faz caixões para a cidade, mas sua vida lá continua sendo cruel.

Eventualmente ele decide fugir da casa de seus empregadores e tentar viver uma vida um pouco melhor em Londres, uma cidade grande o suficiente para ele desaparecer.

É importante ressaltar que Oliver cresceu nas piores das condições, mas nunca ficou amargo ou endurecido pela vida. O livro deixa bem claro como Oliver é alguém puro, bondoso e inocente (até mesmo ingênuo). Claro que Oliver é uma criança no decorrer da história, após seu nascimento a história pula para quando ele tinha 9 anos e depois a história avança até ele ter 12 no final do livro.

De qualquer forma, Oliver anda sem dinheiro ou comida até chegar bem perto de Londres e estava prestes a morrer de fome quando encontra outro garoto chamado Jack Dawkins, mas conhecido por seus amigos como Embusteiro (ou trapaceiro) Astuto. O Embusteiro ajuda Oliver e o leva até seu empregador para Oliver trabalhar com eles.

Assim, Oliver se envolve com uma quadrilha de ladrões, para seu grande desespero. A história continua e Oliver conhece pessoas boas que querem ajudá-lo, mas os criminosos não querem deixar Oliver ser livre por algum motivo misterioso.


A história é cheia de reviravoltas, suspense e mistério e definitivamente vale a pena ser lida. O livro me deixou feliz, triste e em um suspense tão grande que as vezes era difícil continuar lendo por medo do que ia acontecer, mas, ao mesmo tempo, não era possível largar a leitura.


Você já tinha lido esse livro?

Deixe nos comentários o que você achou!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page