top of page
  • irineufdaniel

Resenha de "As Crônicas de Nárnia"


Hoje eu falarei um pouco sobre uma saga de livros muito conhecida. Esses livros de literatura fantástica já até mesmo tiveram algumas adaptações para o cinema. Porém, nessa resenha, eu falarei sobre o volume único de As Crônicas de Nárnia, que envolve todas as sete histórias, começando com "O Sobrinho do Mago" e terminado com "A Última Batalha."

Todas as crônicas foram escritas pelo escritor inglês cristão C. S. Lewis, e existem paralelos claros e óbvios entre suas histórias e o cristianismo. Algo que eu gosto muito, porque também sou cristão.

O primeiro conto, "O Sobrinho do Mago", é o meu preferido e conta a história da criação de Nárnia e como alguns humanos influenciaram na criação desse mundo. Nesse conto vemos que existem muitos mundos e que eles todos têm seu início e fim. Aslan, o grande leão, conhece todos os mundos e até vemos ele terminar de criar Nárnia.

Nesse conto também vemos a origem da Feiticeira Branca, uma vilã famosa da saga. O segundo conto também virou o primeiro filme adaptado. Ele se chama: "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", uma ótima história, cheia de magia, fantasia e aventura.

Todas as histórias possuem animais falantes, seres mágicos como unicórnios, bruxas e lobisomens e muita ação e aventura.

As crônicas têm diferentes protagonistas, embora sejam interligados e contam a história de Nárnia, nos mostrando lições sobre esperança, coragem e fé. A última crônica, "A Última Batalha" é especialmente interessante porque, como o título fala, nos mostra o final de Nárnia e a Batalha final entre as forças do bem e do mal e o nosso dever de discernir e escolher entre elas.

Esse último conto tem claros paralelos com o livro de Apocalipse, na Bíblia, mas é simples, claro e divertido, se tornando uma leitura fácil até mesmo para crianças.

Esse livro é fantástico e definitivamente merece uma boa leitura. Inclusive, a citação inicial do meu próprio livro, "Entre Sonhos e Batalhas", é do livro "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa"

Você já leu algum desses livros?

Já assistiu os filmes?

Comente embaixo o que você achou dessa história.

9 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


Anna Irineu
Anna Irineu
08 de ago. de 2023

Excelente! Uma leitura maravilhosa 😍

Curtir
bottom of page