top of page
  • irineufdaniel

Como Fazer o Registro Autoral do Seu Livro

Embora eu use mais este site para divulgar os meus livros e contar um pouco a história deles, recentemente eu decidi que vou fazer alguns posts para explicar alguns detalhes que muitas vezes são difíceis de entender por conta própria. Espero que este post possa ajudar alguém que planeja escrever um livro ou já escreveu e não sabe muito bem como agir em seguida.

Depois de terminar o seu livro, é bom (e prudente) tomar certas precauções para protegê-lo e garantir o seu direito sobre a sua obra. No Brasil, a melhor forma de fazer isso se tornou através do site da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Se registrar no site é grátis. E através dele você pode fazer o registro autoral de suas obras, comprar o ISBN de suas obras (falarei disso em um post futuro) e algumas outras coisas, todas pagas. Neste texto eu vou mostrar o passo a passo do processo de fazer o Registro autoral de seu livro.

1° - Depois de fazer a sua conta, essa página irá aparecer para você:


Você precisará clicar em "adquirir" o registro autoral e depois clicar na opção de registrar sua obra (é possível registrar contratos também).


2° - Depois disso aparecerá um formulário para adicionar os participantes, seu papel na obra e o tipo de obra que ela é.

Tudo é muito bem explicado e eu colocarei uma imagem abaixo:

Depois de preencher os espaços em branco, você deve adicionar o arquivo do seu livro (na parte "arquivo da obra"). Eu recomendo mandar o arquivo em PDF. Depois você deverá escolher a forma de pagamento e pagar o valor, que é: R$69,00

Depois disso é só esperar o certificado que ficará para sempre disponível na sua conta da CBL e que você poderá baixar e até imprimir, se quiser. Eles mandam um e-mail para você quando o certificado fica pronto e costuma ficar disponível em menos de 24 horas.

Antigamente o registro era feito pela Biblioteca Nacional (até 2020) e acredito que ainda pode ser feito, mas, além de ser muito mais caro (porque você precisa mandar o livro impresso pelos correios), era muito mais demorado para receber o documento (pelo menos seis meses).

Aí está! É fácil e rápido e mais barato do que enviar seu livro por correio, dependendo do tamanho do seu livro.

Espero ter ajudado. Sintam-se livres para fazer perguntas e eu tentarei responder a todos.





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page