top of page
  • irineufdaniel

Como Adquirir Seu ISBN


Algum tempo atrás, eu expliquei como fazer o registro autoral do seu livro. Algo muito útil que eu recomendo para qualquer pessoa que terminou um livro e queira publicá-lo um dia.

Hoje eu falarei de algo igualmente importante para o seu livro publicado, o ISBN.

Para começar, o que é um ISBN?

"O ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro)é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de "RG" para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação." (Texto retirado do site oficial da CBL)

Ou seja, todos os livros publicado possuem um ISBN. Pode fazer o teste, abra um livro na sua estante e procure por ele nas primeiras páginas do seu livro ou em cima do código de barras.

Você pode estar se perguntando "é obrigatório ter o ISBN para publicar meu livro?" A resposta é "não necessariamente". O ISBN não é necessário para E-Books, então se você publicar um pela Amazon, a própria empresa vai usar um tipo diferente de registro (usando números também). Se você autopublicar um livro, ele também não será obrigatório (na UICLAP, pelo menos), porém, um ISBN é altamente recomendável, inclusive para proteger o seu livro e ajudar a divulgá-lo. E você poderá incluir seu ISBN no seu livro, na UICLAP e na Amazon também, embora isso não é indicado se você vai apenas publicar um E-Book pela AmazonKDP, porém, falarei mais sobre isso no futuro.

E como você adquiri seu ISBN? Eu explicarei agora:

Entre no site da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e faça o seu cadastro, se você não tiver um. Fazer o cadastro é grátis, embora os serviços não sejam. Quando você tiver feito sua conta, você verá essa página:


Você clicará em "Adquirir" o ISBN e verá essas opções:

Eu recomendo comprar um único ISBN para o seu livro, não vários lotes para seus muitos livros. E você pode comprar o código de barras se quiser, mas isso depende apenas da sua necessidade e se você quiser um.

De qualquer forma, depois de você clicar em adquirir seu ISBN único, você verá um formulário e terá que preenchê-lo com muitos detalhes. Então é melhor que você só faça o seu ISBN quando seu livro estiver diagramado e pronto para publicação (até porque você terá que colocar o número de páginas da sua obra). Esta é a primeira parte do formulário:


No final você deverá pagar os 25,00 reais e em poucos dias úteis você receberá seu ISBN para colocar no seu livro.

Lembrando que se uma editora vai publicar o seu livro, ela provavelmente fará o ISBN por você.

Alguma dúvida?

Sinta-se livre para me perguntar.

Espero ter ajudado!



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page